segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Crenças

Segundo Anthony Robbins, crenças, são percepções pré-formadas, pré-organizadas, que filtram nossa comunicação interna, de uma maneira consistente.

Uma crença, portanto, é “qualquer princípio orientador, máxima, fé ou paixão que proporcione significado e direção à nossa vida”. As crenças mais fortes são adquiridas na infância, afetando uma grande parte ou, às vezes, toda a vida adulta. Assim, se alguém ouve repetidamente a afirmação de que é desastrado, pode acabar aceitando isso como verdade e formar a crença: "sou desastrado". A partir de então, qualquer ação atrapalhada, mesmo aquela que possa ser cometida por qualquer pessoa, acaba reforçando sua crença, levando o indivíduo a aceitar-se dessa maneira e a cometer mais atos desastrados.

De onde vem as crenças?

  1. Ambiente
  2. Acontecimentos
  3. Conhecimento
  4. Nossos resultados passados
  5. Criação em sua mente da experiência que deseja no futuro

Mas e como mudamos as nossas crenças? Primeiro temos que querer mudar. Em segundo lugar, devemos ter uma crença que possa substituir a anterior e buscarmos comportamentos que sejam coerentes com a nova forma de pensar. Mas não basta crer, é preciso praticar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Suas decisões moldam seu destino

O que importa não é o que fazemos de vez em quando, e sim nossas ações contínuas. E quem é a mãe de todas as ações? O que determina, em últi...